sábado, 3 de novembro de 2012

o sENtidO dEssE sOFriMENTo

Lágrimas me invadem a alma em constipação desse sentimento
Lágrimas brotam em meu coração – predizem o que não falei
Águas limpas escorrem de meus olhos – oração silenciosa
Um pranto amargo me incha a face – há dor em meu interior
Desde onde são brotadas essas fontes – até aonde alcançam
Sinto que minha inspiração vem dessa dor amarga – azeda
Assim como o adubo mal cheiroso depositado aos pés das flores
Assim como o sofrimento superado – que resulta em graça
Assim como a noite que prepara o dia
E a tempestade e agitação que preparam a paz e a calmaria
Eis o que sinto ser preparado em meu interior
Um rio de lágrimas que me purificam – e lavam
Uma constante dor selvagem que acabrunha tudo o que sinto
E que acolhida por minha alma e coração
Transformam-se em virtudes e força em mim
Não simbolizam – mas traduzem a quantidade de amor
Iluminam toda treva e escuridão que jaz aqui
É como a benção inesperada que chega
É uma tradução a esse fluente de linguagens – que me atormenta
É, sem dúvidas – a felicidade não polida
O tesouro encontrado – que ainda não foi lapidado
As grandes alegrias – ainda não convertidas
E somente o tempo nos ajuda a entender
Que as ilusões nos preparam para essa verdade
Que mesmo escondida ou apagada – está dentro de nós
E nada nos apetece mais do que encontra-la
Começamos imaginando o mundo novo e perfeito
Que começa a desmoronar quando abrimos os olhos
E percebemos que nossa vida não tinha estruturas
Então – decepcionados ante a aflição e as repulsas
Fundidos às nossas tristezas e lamentações
Fazem-nos sentir pessoas desprezadas e pequenas
Pois não estamos prontos aos desafios da vida
Pois ainda não encontramos o sentido desse sofrimento
Pois ainda estamos vivendo o passado das carências
Afetos e emoções que nos permeiam e animam
Nosso viver marcado pelas decepções e afluentes
Das lágrimas e tentativas de novos amores
Não amamos o desconhecido – nem o imaginário
Apenas enganamos o nosso ego – com fantasias
Que em momentos marcados e delimitados
Estritam a realidade que tentamos esquecer
Impossível é prosseguir sem assimilar o viver
As quedas, as dores, os tormentos e os choros
Da mesma forma que as bases sólidas de um edifício
Alicerçados em ferros e rochas Assim será o alicerce de um coração banhado
Nessas experiências – que a princípio
Parecem o fim do mundo e a destruição em nós
Mas que revelam-se em nossa força do coração
A coragem que nos impulsionará a novos horizontes
O impacto que nos fará suportar – coisas ainda piores
Motivo de grande entusiasmo – companhia penetrada
Não temeremos mais o que o futuro nos reserva...

Um comentário:

  1. Essa é a maravilha da qual tantas vezes fugimos, mas que nos fortalece, que nos edifica e nos dá forças para caminhar alicerçados e confiantes de que estamos firmes.
    Que Deus nos dê a graça de aprender cada vez mais e sempre o sentido dos sofrimentos!

    ResponderExcluir

O que isso acrescentou em sua vida?